O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

III - Ação Integrada

Ao falarmos em acidentes domésticos, a primeira preocupação das pessoas é com as crianças. No entanto, os idosos também correm riscos dentro de casa. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão de estar envolvido em acidentes desse tipo, pois o processo de envelhecimento impõe algumas limitações de caráter físico.
A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa - dentro da casa, nas escadas, no jardim ou pátio. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a saúde do idoso, pois o organismo dele já não está preparado para recuperações tão rápidas quanto de pessoas de menor idade. Uma queda pode provocar, por exemplo, uma fratura de fêmur ou quadril. Essas fraturas podem exigir até que o idoso fique imobilizado na cama por um longo período.
Para evitar os acidentes, principalmente os domésticos, é preciso entender as dificuldades da velhice e suas limitações. Vários acidentes acontecem pelo uso incorreto de facas de cozinha, causando ferimentos; uso incorreto de produtos inflamáveis, causando queimaduras; quedas de bancos ou cadeiras; andar sobre pavimentos molhados, úmidos ou com cera; andar sobre tapetes sem superfície antiderrapante; andar somente de meias, usar chinelos ou sapatos muito soltos; mobília instável; gavetas abertas; objetos deixados no caminho, principalmente entre o quarto e o banheiro; má iluminação; escadas com degraus de tamanhos diferentes; fios elétricos ou de telefone deixados no chão; soleiras das portas não niveladas com o chão; e banheira ou chuveiro sem barras de apoio ou tapete antiderrapante e/ou outras  causas.
Assim, é importante que todos  - crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos -  sejam esclarecidos sobre vários aspectos, a fim de prevenir  ocorrências desse tipo. 
O envelhecimento é um processo biológico natural e inevitável que reflete a história de vida de cada pessoa. A evolução natural do ser humano passa pelo nascimento, desenvolvimento seqüenciado até o envelhecimento e, por fim, a morte. A solução para uma velhice saudável está na medicina preventiva e na manutenção da máxima capacidade funcional do indivíduo.
O convívio entre os adolescentes e os idosos é necessário, para que os jovens conheçam a problemática da terceira idade e desenvolvam formas de ajudá-los e também aprender com eles.
Nos primeiros meses do bebê mães e pais esmeram-se no preparo da alimentação  do filho, preocupando-se se ela é adequada para o  seu desenvolvimento físico saudável. Entretanto, na maioria das vezes, quando esses pais envelhecem, não buscam orientação alimentar, a não ser quando adoecem ou apresentam alterações nos seus exames laboratoriais. Os filhos e netos devem estar atentos, pois muitas coisas mudam no organismo do idoso.  A mastigação se torna mais difícil, a produção de secreções digestivas diminui, a fisiologia fica mais lenta e a absorção mais comprometida. O hábito intestinal também tende a se modificar, sendo a constipação uma decorrência do sedentarismo. Não adianta apenas dar-lhes remédios e suplementos, é preciso uma alimentação orientada que lhes forneça os nutrientes necessários.
Palestras sobre saúde física e mental, como também as posturas diante das crises para evitar tensões tornam-se ações que devem envolver a todos.
Outros temas podem interessar apenas aos pais, como, por exemplo, o conhecimento sobre os diferentes tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos filhos, tais como a violência e a indisciplina – que também podem  se instalar mesmo na ausência do uso de drogas.  O roubo de objetos domésticos pode ocorrer se a família tiver um dependente de drogas.



 Ação 1

Palestras com profissionais multidisciplinares *



Público alvo:  Adolescentes, adultos e idosos

  1. Saúde alimentar na família
  2. Exercício físico e suas vantagens para uma vida       saudável
  3. Inter-relações familiares
  4. Acidentes domésticos
  5. Violência Doméstica
  6. outros temas, de interesse dos sócios

Objetivos

Aumentar o nível e o número de  informações para  ampliar o saber.




·          Especialistas convidados




             Ação 2


          Terapia Ocupacional para Mulheres

             Realização de trabalhos manuais como bordado, crochê, pintura, artesanatos em geral, leitura e troca de idéias,  e outros.

           

          Objetivos

·   Agrupar mulheres adolescentes, da terceira idade e donas de casa.

·   Intensificar a convivência das mulheres mais jovens àquelas que já entraram na terceira idade.
·   Incentivar as mulheres,  idosas ou não,   a praticarem de alguma atividade criativa, pois  se sentirão mais aptas a encarar a velhice de forma tranqüila e saudável. 
·   Desenvolver a habilidade manual, criatividade e o gosto pela leitura e pela autoria.
·   A realização quinzenal de uma Feira para a venda dos produtos.        








         Ação 3

       Palestras com profissionais multidisciplinares *



          Público alvo:  pais  ou futuros pais.

     

      Objetivo principal


·        Possibilitar aos pais a discussão de valores, no sentido de formar cidadãos (seus filhos) ativos que possam ser atuantes na questão de seus direitos e deveres, utilizando novos espaços de modo a desenvolver uma cidadania crítica e consciente.

      
        A temática visa:

1.      Informar os casais sobre os diferentes tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos filhos. Serão levantados problemas sobre violência e indisciplina,  gerados pelo uso e abuso de drogas - ou sem o uso de drogas.
2.      Levar os participantes a uma reflexão significativa sobre as inter-relações no ambiente familiar, procurando ressaltar a importância da tolerância, da disciplina, dos limites, do respeito ao próximo e do comprometimento com o bem-estar da família e da comunidade.
3.      Trabalhar a compreensão de determinadas posturas, enfatizando o valor do indivíduo no conjunto de ações que fazem parte do comportamento do grupo: familiar ou não.




·          Especialistas convidados


              Ação 4

           Musicoterapia

  • Esta ação é extensiva às crianças, aos adolescentes 
  • e aos adultos em geral
É uma técnica em que o emprego da música tem 
finalidades terapêuticas. Pode ser passiva ou ativa.  
Na passiva as pessoas escutam sons e melodias 
previamente selecionadas, de acordo com o objetivo. 
Na ativa, é o indivíduo quem produz o som.

Objetivos
·                     Liberação de conteúdos/emoções reprimidos.
·                     Substituição de pensamentos/sentimentos 
angustiantes por outros mais satisfatórios.
·                     Desenvolvimento da capacidade de 
relacionamento e comunicação.
·                     Desenvolvimento da capacidade de lidar com 
seus problemas, sejam   estes provenientes da enfermidade 
ou não.
·                     Desenvolvimento do auto-conhecimento.





         Ação 5 

“Happy Hour de Idéias”.

 

       Público alvo:  Moradores do Condomínio.


      Objetivo principal

·                    Mudança de uma lógica de individualismo e exclusão para uma lógica de inclusão e participação.


     Os encontros visam:

  1. Confraternização entre os condôminos com a finalidade de estreitar laços de boa convivência e/ou amizade.

  1. Troca de informações, experiências e sugestões, visando uma gestão compartilhada, onde todos terão participação e voz ativa na tomada de decisões sobre as questões condominial.