O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
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V - Contemplando o Adolescente



A adolescência é um período desenvolvimento para os jovens em todos os aspectos - físico, emocional, psicológico, social e espiritual. Essa é, de fato, a fase de mais rápido desenvolvimento humano, fora o período pré e neonatal. Porém, é, também, um período perigoso,  com várias tentações e desvios. Por isso, é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária, e sinta-se  bem na convivência em grupos.
Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo por sua energia e iniciativa e mantê-lo longe da violência e de outras ameaças a seus direitos. A prática de esportes e  do lazer é fundamental para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social do adolescente.
No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo.  Assim, algumas ações devem ser desenvolvidas para que o adolescente possa descobrir suas potencialidades e desenvolver seu conhecimento e talentos.
Talento e conhecimento caminham sempre juntos  e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento. 


Ação 1


Hora da Leitura

No mundo globalizado em que vivemos, onde a tecnologia suplantou o imaginário o adolescente se acha muito mais interessado em jogos eletrônicos do que num bom livro.

Objetivos:

·         Proporcionar aos adolescentes a oportunidade de desenvolver o hábito da leitura, para que, assim, consiga aprender e  apreender melhor.
·         Incentivar o hábito de procurar no dicionário  palavras desconhecidas.
·         Mostrar que aprender a ler e a interpretar textos é importante para escrever bem.
·         Identificar as  diferenças entre linguagem falada e escrita.
·         Reconhecer que mesmo  nas empresas cujos recursos humanos necessitem de níveis de escolarização relativamente baixos, habilidades de leitura bem desenvolvidas tornam-se um diferencial, na medida em que só o fato de conseguir compreender bem um manual de instruções pode-se evitar a paralisação de uma máquina - ou por má utilização, ou pela espera de um conserto que poderia ter sido facilmente realizado pelo próprio funcionário,  por vezes, com um único comando.
·         Estimular  os adolescentes a questionarem, a levantarem hipóteses, a argumentarem, a compararem o conteúdo dos textos com os de sua vivência ajudando, assim, na construção de cidadãos autônomos e confiantes em si mesmos.
·         Mostrar que, através da leitura, a pessoa  pode vivenciar  situações pelas quais jamais passou, o que lhe possibilita ampliar seus horizontes e torna-la  mais capaz de
 enfrentar situações novas. Ou seja, ao romper com as barreiras da realidade, o indivíduo acumula experiências só vividas imaginariamente, o que o torna mais crítico e mais criativo, pois começa a reagir nas situações desagradáveis e a resolver seus próprios conflitos.





Ação 2


Hora da Convivência

Conviver significa "viver com". Conviver significa, também, comunicar, transmitir idéias, opiniões, gostos, respeitar o outro naquilo que ele está comunicando.

  • Neste espaço - assistido - os adolescentes poderão trocar idéias, experiências, e/ou jogarem Damas, xadrez, moinho, o jogo da Velha,  Dominó, etc.


Objetivos

·          Incentivar nos adolescentes atitudes construtivas a partir  dos relacionamentos familiares e na comunidade em que vivem.
·         Incentivar a descoberta  de que uma convivência harmoniosa é possível.
·         Rever e formar o conceito de ética, identificando atitudes antiéticas.
·         Identificar elementos de posicionamento ético frente a si mesmo e os demais.
·         Conceituar: abuso e violência doméstica/comunitária/social.
·         Identificar os direitos e deveres que cabem a cada um na convivência humana.
·         Incentivar uma atitude respeitosa e  solidária para com as demais pessoas.
·         Incentivar o respeito e solidariedade para com os idosos;
·         Abordar temas trazidos pelos adolescentes referentes à convivência e projetos de vida pessoal e comunitária.
                                                                                       


Ação 3


Palestras com especialistas*


Assuntos:
·         Mudanças no corpo
·         Sexo e sexualidade
·         Diferenças de gênero
·         Doenças sexualmente transmissíveis
·         Uso de drogas lícitas e ilícitas
·        E outros, conforme interesse do grupo



* Especialistas convidados


Ação 4


Oficinas


Objetivos

Desenvolver o potencial criativo

OBS.:   A escolha do tema será feita pelos interessados.                                                                                               
                                                                      




Ação 5


Atividade Física



  • Formação de times de futebol  e vôlei, com vistas  à realização de um campeonato
  • Outras atividades, conforme interesse do grupo.

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