A adolescência é um período desenvolvimento para os jovens em todos os aspectos - físico, emocional, psicológico, social e espiritual. Essa é, de fato, a fase de mais rápido desenvolvimento humano, fora o período pré e neonatal. Porém, é, também, um período perigoso, com várias tentações e desvios. Por isso, é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária, e sinta-se bem na convivência em grupos. Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo por sua energia e iniciativa e mantê-lo longe da violência e de outras ameaças a seus direitos. A prática de esportes e do lazer é fundamental para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social do adolescente. No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo. Assim, algumas ações devem ser desenvolvidas para que o adolescente possa descobrir suas potencialidades e desenvolver seu conhecimento e talentos. Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Ação 1 |
Hora da LeituraNo mundo globalizado em que vivemos, onde a tecnologia suplantou o imaginário o adolescente se acha muito mais interessado em jogos eletrônicos do que num bom livro. |
Objetivos:· Proporcionar aos adolescentes a oportunidade de desenvolver o hábito da leitura, para que, assim, consiga aprender e apreender melhor. · Incentivar o hábito de procurar no dicionário palavras desconhecidas. · Mostrar que aprender a ler e a interpretar textos é importante para escrever bem. · Identificar as diferenças entre linguagem falada e escrita. · Reconhecer que mesmo nas empresas cujos recursos humanos necessitem de níveis de escolarização relativamente baixos, habilidades de leitura bem desenvolvidas tornam-se um diferencial, na medida em que só o fato de conseguir compreender bem um manual de instruções pode-se evitar a paralisação de uma máquina - ou por má utilização, ou pela espera de um conserto que poderia ter sido facilmente realizado pelo próprio funcionário, por vezes, com um único comando. · Estimular os adolescentes a questionarem, a levantarem hipóteses, a argumentarem, a compararem o conteúdo dos textos com os de sua vivência ajudando, assim, na construção de cidadãos autônomos e confiantes em si mesmos. · Mostrar que, através da leitura, a pessoa pode vivenciar situações pelas quais jamais passou, o que lhe possibilita ampliar seus horizontes e torna-la mais capaz de enfrentar situações novas. Ou seja, ao romper com as barreiras da realidade, o indivíduo acumula experiências só vividas imaginariamente, o que o torna mais crítico e mais criativo, pois começa a reagir nas situações desagradáveis e a resolver seus próprios conflitos. |
Ação 2 |
Hora da ConvivênciaConviver significa "viver com". Conviver significa, também, comunicar, transmitir idéias, opiniões, gostos, respeitar o outro naquilo que ele está comunicando.
|
Objetivos· Incentivar nos adolescentes atitudes construtivas a partir dos relacionamentos familiares e na comunidade em que vivem. · Incentivar a descoberta de que uma convivência harmoniosa é possível. · Rever e formar o conceito de ética, identificando atitudes antiéticas. · Identificar elementos de posicionamento ético frente a si mesmo e os demais. · Conceituar: abuso e violência doméstica/comunitária/social. · Identificar os direitos e deveres que cabem a cada um na convivência humana. · Incentivar uma atitude respeitosa e solidária para com as demais pessoas. · Incentivar o respeito e solidariedade para com os idosos; · Abordar temas trazidos pelos adolescentes referentes à convivência e projetos de vida pessoal e comunitária. |
Ação 3 |
Palestras com especialistas* |
Assuntos:· Mudanças no corpo · Sexo e sexualidade · Diferenças de gênero · Doenças sexualmente transmissíveis · Uso de drogas lícitas e ilícitas · E outros, conforme interesse do grupo |
* Especialistas convidados
Ação 4 |
Oficinas |
ObjetivosDesenvolver o potencial criativo |
OBS.: A escolha do tema será feita pelos interessados. |
Ação 5 |
Atividade Física |
|
License.
Leia todo o Projeto: