O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
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IV - Contemplando a Criança




A criança aprende pelo manuseio de materiais diversos, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas, de resistências diferentes e de palavras. Com a riqueza do material lúdico e de sucata, reconhece, identifica as semelhanças e diferenças, abstrai, classifica, e simboliza. Cada uma dentro de seu ritmo, cada uma a sua maneira.
Nesse sentido, serão desenvolvidas algumas ações para oportunizar o aprendizado, o convívio interpessoal e o lazer infantil, bem como o convívio comunitário equacionando a questão de liberdade e de limites:


Ação 1


Hora do Conto


Objetivos:

·   Ouvir histórias vai permitir que a criança recrie, aprenda as idéias centrais e secundárias, amplie seu vocabulário, capte o afetivo dos personagens, conheça sua própria emotividade e desenvolva sua imaginação. 




Ação 2


Hora do  Lúdico

·   Especialmente preparado  para oportunizar às crianças a  autoria de alguma “mensagem ou instalação” com as diversas formas dos materiais oferecidos - respeitando as fases de desenvolvimento individual.

 


Objetivos:


·   Oportunizar o despertar das múltiplas inteligências das crianças e do enriquecimento das interações sociais. Ao oferecer-se um espaço para que  as crianças possam experimentar e escolher o brinquedo, qualquer brinquedo, está-se  incentivando sua autonomia e capacidade crítica. Esse espaço propicia, também, aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas, que influenciarão nas interações sociais; na descoberta das múltiplas inteligências; na aprendizagem dos limites básicos indispensáveis para o convívio em grupo, desenvolvendo o senso da responsabilidade coletiva e do  prazer de brincar, explorar, descobrir, criar...





Ação 3


Leitura e Desenho


Objetivos:


·   Estimular a imaginação, a criatividade e a reflexão -  será lido um texto e a criança fará  um desenho que  mostre a sua interpretação do assunto.



Ação 4


Ampliando horizontes
  • caminhando pelas Praças da Intercap (7 praças).
  • construção de uma Agenda 21 (atividades culturais e de educação ambiental para o Século 21)

Objetivos:
·   Após cada caminhada haverá um momento  de reflexão e escuta, para que os participantes possam  expressar sua vivência e conhecer a do colega, numa troca de experiências.





Ação 5


Atividade Física


Objetivos:

·   Brincadeiras organizadas, em grupo, para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
·   Incentivar o respeito e solidariedade.
·   Atuar em equipe,  reconhecer e  superar seus limites, aceitar a derrota e  respeitar o próximo.                                              



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