O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

20/06/2012

Tabagismo: Cigarro leva minutos para danificar DNA humano

Os males do cigarro no organismo vão um pouco além dos conhecidos, saiba que além de tudo ele altera o seu DNA.
Tabagismo causa danos genéticos imediatos
É o que as pesquisas concluem sobre o hábito de fumar, pois através da absorção da fumança inicia-se um processo bioqúimico de transformação de nossos genes rapidamente aumentando o risco de câncer a curto prazo.
“Os resultados aqui relatados servem como uma dura advertência àqueles que estão pensando em começar a fumar”, disse a principal autora do estudo, Stephen S. Hecht, do Centro Maçônico do Câncer.

Os causadores do câncer são os HAPs

Nesta pesquisa, os investigadores focaram na classe de causadores de câncer encontrados na fumaça do cigarro, os chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, ou HAPs. Eles são conhecidos por causar danos ao DNA e por isso acredita-se que os mesmos tenham um importante papel na fase inicial do câncer de pulmão.
O que mais chamou a atenção da equipe de pesquisa foi a rapidez do processo causador de câncer, ao transformar-se rapidamente no corpo em uma toxina conhecida, o HAP em questão começou a causar danos ao DNA do fumante entre 15 e 30 minutos depois da inalação da fumaça.

Saiba mais: Ocorre uma desestruturação psíquica no fumante tabagista?

Equipe Comportamento e Saúde.
Fonte:

Tabagismo: O viciado em nicotina acaba desestruturado psíquicamente?

Você se sente um prisioneiro do cigarro? Se sim, saiba que deixar de fumar não é tarefa fácil, mas a dificuldade não está apenas no organismo. Veja.

INCOR analisa o tabagista

Um mais completo estudo sobre tabagismo (estratégias terapêuticas para o tratamento do fumante) e sobre os reais motivos pelos quais ele volta a fumar foi realizado pelo INCOR e depois de concluido destaca quais são os  principais motivos para a volta ao vício, mesmo durante ou após um tratamento para se deixar de fumar.

O viciado em nicotina acaba desestruturado psíquicamente?

O que mais se chama atenção neste estudo é que os únicos motivos destacados pelos pacientes em tratamento que justificam a sua volta ao comportamento de fumar são de ordem psíquica e não de ordem orgânica como seria de se esperar. Dentre todos os motivos destacam-se os seguintes: ansiedade, estresse e  falta de motivação.

Por que se volta a fumar mesmo depois de um tratamento anti-fumo?

Parece que o paciente em tratamento apresenta muita dificuldade em deixar de fumar, o que parece lógico, mas o que chama a atenção é que mesmo depois de meses sem fumar, ele corre um risco altíssimo de por tudo a perder, "Fumar não é apenas um vício orgânico, mas principalmente, um vício psíquico, ou seja, um hábito enraizado muitas vezes já na própria personalidade da pessoa. O ideal é que o tabagista passe também por tratamento psíquico, onde seria desenvolvido um processo de resignificação de sua identidade para impedir o surgimento da ansiedade e das crises de estresse", explica o Dr Sandro Tubini (psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista).

Fonte:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.