O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
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05/02/2011

Projeto Piloto

Sugerido à
Sociedade dos Moradores da Vila Olímpica

Ações de  Promoção à Educação e à Saúde

A Sociedade “Deverá manter em sua sede uma secção educativa
e recreativa para crianças de ambos os sexos, filhos de sócios” .
(Estatuto - Artigo 2º - parágrafo Único)

Idealizado  por

Maria Marli Heck
Pedagoga e professora de inglês


Planejado e Elaborado por                                                                
Leni Beatriz Schmitz

Maio/2004


1- Introdução

A  Sociedade dos Moradores da Vila Olímpica, fundada por promitentes compradores de apartamentos do Núcleo Residencial da CEE, em 6 de fevereiro de 1964,  portanto, há 40 anos,  é uma entidade civil de caráter associativo, recreativo, cultural e desportivo amadorista, com a finalidade de:

a)    desenvolver os laços de amizade entre os associados, proporcionando-lhes, e às suas famílias, diversões e vida social de conformidade com  o seu Estatuto;
b)    desenvolver atividades culturais, recreativas e desportivas;
c)    defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos;
d)    desenvolver a ação administrativa do condomínio (n.grifo).

O quadro social da Sociedade é constituído por:

a)    promitentes compradores ou proprietários de apartamento no núcleo residencial,
b)    por qualquer pessoa física residente ou não  no núcleo, desde que preencha as exigências previstas pelo Estatuto. Estes sócios são considerados  “sócios
            contribuintes”   ( n. grifos).
       c)  por filhos de sócios com idade entre 17 e 21 anos.

O direito negado


Direitos dos sócios:

a)           Tomar parte em todas as atividades sociais da Sociedade.
b)            Recorrer  das decisões da Diretoria ao CD, e deste à AG, quando julgar seus direitos ou os interesses dos sócios prejudicados.
c)           Solicitar a convocação da AG desde que consigo estejam inscritos no     requerimento, um mínimo de dez sócios pertencentes às letra a) e b) do artigo 7o   do Estatuto.
d)           Apresentar sugestões ou críticas que visem beneficiar a Sociedade.

A  comunidade da Vila Olímpica é formada por  152  famílias  e, portanto, composta por homens e mulheres de todas as idades, com o direito  a “diversão e vida social de conformidade com o Estatuto” ; com o direito de participar de  atividades culturais, recreativas e desportivas,  promovidas pela Sociedade.  Enquanto isso, a entidade fica inativa e nossas  crianças, adolescentes  e idosos não têm local para recreação, apesar da grande área entre os prédios e salas disponíveis.
Devido à crescente violência urbana as famílias estão confinadas em suas residências,  apesar de um dos objetivos da Sociedade ser o de  “defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos”.

Os direitos das crianças

Inúmeros estudos mostram que a socialização é tão necessária para o desenvolvimento infantil quanto a nutrição, cuidados com a saúde e outros fatores que satisfazem as necessidades vitais da criança. Estes estudos indicam que  "brincar exige concentração durante grande quantidade de tempo, desenvolve a iniciativa, a imaginação e o interesse. É o mais completo dos processos educativos pois influência o intelecto, o emocional e o corpo da criança". Mas, sobretudo, a criança tem oportunidade de desenvolver, enquanto brinca,  a iniciativa, a autonomia o afeto, enriquecendo as interações sociais e, assim, exercer sua Cidadania.

Os direitos dos adolescentes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a adolescência compreende um período entre os 11 e 19 anos de idade, desencadeado por mudanças corporais e fisiológicas advindas da maturação fisiológica. Devido a todas transformações psicológicas, fisiológicas e sociais que ocorrem durante esta fase, é muito comum que os jovens mostrem comportamentos de risco, como fumar, usar drogas e/ou álcool, manter relações sexuais sem qualquer medida contraceptiva -  quando não bem orientados. Para evitar tais práticas é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária. Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo, canalizando sua energia e  incentivando sua iniciativa,  mantendo-o  longe da violência e de outras ameaças à sua integridade.
Para conseguir seu pleno desenvolvimento os adolescentes precisam de espaços onde possam conviver com seus amigos, reforçar sua aprendizagem, gastar sua energia, se divertir e exercitar a criatividade. No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo.

Os direitos dos idosos


Antigamente, nas sociedades tradicionais, os velhos eram muito considerados, por serem sinônimo de lembranças e sabedoria. Atualmente o descaso e o desprezo os excluem da sociedade, que os julga improdutivos. É comum encontrar idosos abandonados e ignorados dentro da própria família. O envelhecimento é um processo fisiológico e não está necessariamente ligado à idade cronológica.
Uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir em uma melhor qualidade de vida para ter-se uma velhice sadia. Ao contrário do que se pensa os idosos podem e devem manter vida ativa e se envolverem em atividades culturais e cívicas.
Os efeitos da diminuição natural do desempenho dos idosos  podem ser atenuados se forem desenvolvidos programas de atividades físicas e recreativas que visem a melhoria das capacidades motoras que apóiam a realização de sua vida cotidiana, dando ênfase na manutenção das aptidões físicas de principal importância no seu bem estar.
   A sociedade não pode permitir que os idosos, que, por tanto tempo contribuíram para o seu avanço, sejam excluídos desse novo mundo que eles mesmos   ajudaram a construir.
   O certo é que  a sociedade deve se adequar a esta população e proporcionar auxílio às modificações necessárias para que ela possa continuar com uma vida digna, atuando nas atividades que lhes forem agradáveis.

incapacidade  ou descaso?

Acreditar que  não existam pessoas capazes  para montarem programas e atividades na Sociedade de Moradores na Vila Olímpica, entre  mais de 150 famílias, é algo inconcebível. Portanto,  o que se vê é o total descaso dos eleitos à presidência  desta entidade nos últimos anos.  Aliás,  uma entidade instituída legalmente há 40 anos mas, atualmente,  desconhecida por parte de  muitos  moradores.  Além disso, pelo Estatuto  o condomínio é apenas um departamento da Sociedade e não um organismo à parte.

2 - Justificativa

A adolescência é uma espécie de preparação para assumir o papel de adulto. Se além da dificuldade de construir sua identidade, administrar emoções e entender as mudanças que acontecem com seu corpo, houver uma sobrecarga de necessidades fisiológicas e psicológicas, a adolescência pode se caracterizar como um processo de ruptura, inviabilizando a formação de um adulto saudável, equilibrado, consciente de seus direitos e deveres.
A educação sexual é fundamental para que os jovens possam falar sobre a sua sexualidade, sem preconceitos, superando os tabus. Importante também é a descoberta de outras formas de relacionamento afetivo que não as relações sexuais.
Cerca de 20% das crianças que nascem a cada ano no Brasil são filhas de adolescentes. Comparado à década de 70, três vezes mais garotas com menos de 15 anos engravidam hoje em dia. A maioria não tem condições financeiras nem emocionais para assumir essa maternidade. Acontece em todas as classes sociais embora a incidência seja maior e mais grave em populações mais carentes.
Para muitos jovens, a única opção de lazer é beber nos bares e namorar.
Oferecer alternativas de lazer e possibilidades de esporte, que resgatem o lado lúdico e recreativo, é também uma forma de prevenção para a gravidez indesejada e para o uso de drogas.
 Os adolescentes e as crianças  têm direito à informação,  à cultura, ao lazer, aos esportes, às diversões, aos espetáculos e aos  produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, segundo o E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto,  é  dever de todos – família, governo e sociedade -  prevenir a ocorrência de ameaça ou violação desses direitos.
O Artigo 3º do Estatuto do Idoso versa sobre a  “obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.  (n. grifos).
No Parágrafo único desse Artigo, a garantia de prioridade compreende:
IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.
Portanto, a  Sociedade dos Moradores na Vila Olímpica, muito antes de serem criados o E.C.A e o Estatuto do Idoso, já vislumbrava essas garantias para seus associados:

·         desenvolver os laços de amizade entre os associados, proporcionando-lhes, e às suas famílias, diversões e vida social de conformidade com  o seu Estatuto;
·         desenvolver atividades culturais, recreativas e desportivas;
·         defender os interesses de seus associados e pugnar ( lutar ) por seus direitos;
·         desenvolver a ação administrativa do condomínio.


Está em tempo desses objetivos serem colocados em prática e se tornarem realidade!

3 - Ações (propostas) a serem implementadas

3.1 – Contemplando a Criança

A criança aprende pelo manuseio de materiais diversos, de cores, de tamanhos, de formas, de sons, de texturas, de resistências diferentes e de palavras. Com a riqueza do material lúdico e de sucata, reconhece, identifica as semelhanças e diferenças, abstrai, classifica, e simboliza. Cada uma dentro de seu ritmo, cada uma a sua maneira.
Nesse sentido, serão desenvolvidas algumas ações para oportunizar o aprendizado, o convívio interpessoal e o lazer infantil, bem como o convívio comunitário equacionando a questão de liberdade e de limites:


Ação 1


Hora do Conto


Objetivos:

·  Ouvir histórias vai permitir que a criança recrie, aprenda as idéias centrais e secundárias, amplie seu vocabulário, capte o afetivo dos personagens, conheça sua própria emotividade e desenvolva sua imaginação. 


Ação 2


Hora do  Lúdico

·  Especialmente preparado  para oportunizar às crianças a  autoria de alguma “mensagem ou instalação” com as diversas formas dos materiais oferecidos - respeitando as fases de desenvolvimento individual.

 

Objetivos:


·  Oportunizar o despertar das múltiplas inteligências das crianças e do enriquecimento das interações sociais. Ao oferecer-se um espaço para que  as crianças possam experimentar e escolher o brinquedo, qualquer brinquedo, está-se  incentivando sua autonomia e capacidade crítica. Esse espaço propicia, também, aprendizagens significativas, prazerosas e cooperativas, que influenciarão nas interações sociais; na descoberta das múltiplas inteligências; na aprendizagem dos limites básicos indispensáveis para o convívio em grupo, desenvolvendo o senso da responsabilidade coletiva e do  prazer de brincar, explorar, descobrir, criar...



Ação 3


Leitura e Desenho


Objetivos:

·  Estimular a imaginação, a criatividade e a reflexão -  será lido um texto e a criança fará  um desenho que  mostre a sua interpretação do assunto. 



Ação 4


Ampliando horizontes
  • caminhando pelas Praças da Intercap (7 praças).
  • construção de uma Agenda 21 (atividades culturais e de educação ambiental para o Século 21)

Objetivos:
·  Após cada caminhada haverá um momento  de reflexão e escuta, para que os participantes possam  expressar sua vivência e conhecer a do colega, numa troca de experiências.



Ação 5



Atividade Física



Objetivos:

·  Brincadeiras organizadas, em grupo,  para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
·   Incentivar o respeito e solidariedade.
·   Atuar em equipe,  reconhecer e  superar seus limites, aceitar a derrota e  respeitar o próximo.


3.2 – Contemplando o Adolescente

A adolescência é um período desenvolvimento para os jovens em todos os aspectos - físico, emocional, psicológico, social e espiritual. Essa é, de fato, a fase de mais rápido desenvolvimento humano, fora o período pré e neonatal. Porém é, também, um período perigoso,  com várias tentações e desvios. Por isso, é importante envolver o adolescente para que ele participe da vida escolar, familiar e comunitária, e sinta-se  bem na convivência em grupos.
Essa pode ser uma grande oportunidade para valorizá-lo por sua energia e iniciativa e mantê-lo longe da violência e de outras ameaças a seus direitos. A prática de esportes e  do lazer é fundamental para um bom desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social do adolescente.
No esporte, por exemplo, o adolescente aprende a atuar em equipe, a conhecer e a superar seus limites, a aceitar a derrota e a respeitar o próximo.  Assim, algumas ações devem ser desenvolvidas para que o adolescente possa descobrir suas potencialidades e desenvolver seu conhecimento e talentos.
Talento e conhecimento caminham sempre juntos  e um depende do outro. Quanto maior o talento mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.


Ação 1


Hora da Leitura

No mundo globalizado em que vivemos, onde a tecnologia suplantou o imaginário o adolescente se acha muito mais interessado em jogos eletrônicos do que num bom livro.

Objetivos:

·        Proporcionar aos adolescentes a oportunidade de desenvolver o hábito da leitura, para que, assim, consiga aprender e  apreender melhor.
·         Incentivar o hábito de procurar no dicionário  palavras desconhecidas.
·         Mostrar que aprender a ler e a interpretar textos é importante para escrever bem.
·         Identificar as  diferenças entre linguagem falada e escrita.
·         Reconhecer que mesmo  nas empresas cujos recursos humanos necessitem de níveis de escolarização relativamente baixos, habilidades de leitura bem desenvolvidas tornam-se um diferencial, na medida em que só o fato de conseguir compreender bem um manual de instruções pode-se evitar a paralisação de uma máquina - ou por má utilização, ou pela espera de um conserto que poderia ter sido facilmente realizado pelo próprio funcionário,  por vezes, com um único comando.
·         Estimular  os adolescentes a questionarem, a levantarem hipóteses, a argumentarem, a compararem o conteúdo dos textos com os de sua vivência ajudando, assim, na construção de cidadãos autônomos e confiantes em si mesmos.
·         Mostrar que, através da leitura, a pessoa  pode vivenciar  situações pelas quais jamais passou, o que lhe possibilita ampliar seus horizontes e torna-la  mais capaz de
 enfrentar situações novas. Ou seja, ao romper com as barreiras da realidade, o indivíduo acumula experiências só vividas imaginariamente, o que o torna mais crítico e mais criativo, pois começa a reagir nas situações desagradáveis e a resolver seus próprios conflitos.



Ação 2


Hora da Convivência

Conviver significa "viver com". Conviver significa, também, comunicar, transmitir idéias, opiniões, gostos, respeitar o outro naquilo que ele está comunicando.

  • Neste espaço - assistido - os adolescentes poderão trocar idéias, experiências, e/ou jogarem Damas, xadrez, moinho, o jogo da Velha,  Dominó, etc.


Objetivos

·          Incentivar nos adolescentes atitudes construtivas a partir  dos relacionamentos           familiares e na comunidade em que vivem.
·         Incentivar a descoberta  de que uma convivência harmoniosa é possível.
·         Rever e formar o conceito de ética, identificando atitudes antiéticas.
·         Identificar elementos de posicionamento ético frente a si mesmo e os demais.
·         Conceituar: abuso e violência doméstica/comunitária/social.
·         Identificar os direitos e deveres que cabem a cada um na convivência humana.
·         Incentivar uma atitude respeitosa e  solidária para com as demais pessoas.
·         Incentivar o respeito e solidariedade para com os idosos;
·         Abordar temas trazidos pelos adolescentes referentes à convivência e projetos de vida pessoal e comunitária.



Ação 3


Palestras com especialistas*


Assuntos:
·         Mudanças no corpo
·         Sexo e sexualidade
·         Diferenças de gênero
·         Doenças sexualmente transmissíveis
·         Uso de drogas lícitas e ilícitas
·         E outros, conforme interesse do grupo


* Especialistas convidados


Ação 4


Oficinas


Objetivos

Desenvolver o potencial criativo

OBS.:   A escolha do tema será feita pelos interessados


Ação 5


Atividade Física



  • Formação de times de futebol  e vôlei, com vistas  à realização de um campeonato
  • Outras atividades, conforme interesse do grupo.


3.3 - Contemplando os Idosos

O principal motivo de um Ser Humano querer mais tempo de vida é para que possa ter condições de alcançar suas metas pessoais: ver os filhos estabilizarem-se nos seus empregos e nas suas novas famílias e obterem sucesso e felicidade; ver os netos crescerem com saúde  e com  prosperidade, e   aproveitarem os lucros do trabalho iniciado há décadas, são alguns exemplos.
Muitas vezes, entretanto, quando chega essa fase na vida, alguns idosos se afastam do convívio social, porque acreditam estarem “velhos demais”.
A maioria das mulheres viúvas, acostumada a se dedicar ao marido e filhos sente  “o ninho vazio”. Essas mulheres  pensam  que não  têm mais nada de produtivo a realizar, principalmente, se moram sozinhas. Outras, entretanto,  continuam dedicando-se aos filhos já adultos e aos netos,  esquecendo-se de si mesmas. 
Para outras,  ter uma vida mais participativa passou a ser um desafio, pois  desconhecem suas potencialidades.
Muitos  homens, ao se aposentarem, caem na depressão, porque acreditam que não têm mais nada a realizar. Já não podem executar tarefas a que eram acostumados, se sentindo inúteis. Por não serem compreendidos e apoiados, acomodam-se, esperando a morte.
Nesse contexto, a Sociedade  tem o dever de  promover  atividades que atendam as necessidades, expectativas e anseios da terceira idade, na busca de uma melhor qualidade de vida.


Ação 1


Sentido de Pertencimento


Objetivos


·        Mostrar aos idosos – através de palestras –  que, embora com o passar dos anos haja uma diminuição natural das capacidades físicas, como agilidade, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio e força, isso não significa o fim  das atividades manuais, mentais e intelectuais e, até mesmo, dos exercícios físicos.
·        Incentivar o convívio do idoso com a comunidade para que ele se sinta participante, com um projeto de vida de significado pessoal e comunitário.
·         Sensibilizar os idosos  para que eles passem  a lidar de modo criativo com as mudanças, os desafios e os sentimentos de exclusão social, estimulando o  uso de espaços do entorno para atividades culturais e sociais,
·         Contribuir para levá-los a desenvolver um novo olhar para o mundo, congregando-os em torno de objetivos cognitivos, sociais e afetivos.
·        Incentivar os idosos a participarem das ações propostas e também usar de sua criatividade para  contribuir com novas;
·        a  ser voluntário em algumas ações como, por exemplo, na “Hora do Conto”, “Hora do Lúdico”, e nas caminhadas  com as crianças;
·        a integrar algumas ações que contemplam os adolescentes;
·         a participar do  “Happy Hour de Idéias”.



Ação 2

Laboratório Afetivo

Encontro com psicólogos -  estagiários  universitários
  • Esta ação é específica para os idosos.

Objetivos


·  Momento onde os idosos possam  expressar seus sentimentos e suas vivências – pode ser em grupo ou individual.


Ação 3


Exercício Físico

Porque fazer:

as modificações fisiológicas, como, articulações e músculos menos flexíveis, o aumento do percentual de gordura com a conseqüente diminuição de tônus muscular, acabam acarretando uma série de problemas ao adulto idoso, como: prejuízo no equilíbrio (afetando a própria mobilidade), diminuição da capacidade funcional, dores e agravamento de patologias crônicas. O movimento corporal além de aumentar a oxigenação e a circulação, facilita o fluxo energético nos diferentes níveis, favorecendo a assimilação de medicamentos e alimentos como a eliminação de substâncias agressivas.
Uma atividade adequada para os idosos é a caminhada. Ela tem sustentação de peso, é uma atividade de baixo impacto e envolve um desgaste calórico continuado pelos vários grupamentos musculares. Por ser uma atividade aeróbica, o volume de sangue ejetado pelo coração aumenta, diminuindo a freqüência cardíaca.  Há também um aumento da flexibilidade das artérias e veias, facilitando a circulação sangüínea, evitando os depósitos de gordura e afastando a possibilidade de hipertensão.


Objetivos 

·        Aumentar os níveis de auto-eficácia, controle interno, melhoria nos padrões do sono, relaxamento muscular, entre outros.
·        Despertar a consciência corporal na busca de atividades saudáveis.
·        Prazer e auto-expressão.
·        Adquirir atitudes mais positivas e  habilidade para lidar com as tensões


3.4 -    Ação Integrada

Ao falarmos em acidentes domésticos, a primeira preocupação das pessoas é com as crianças. No entanto, os idosos também correm riscos dentro de casa. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão de estar envolvido em acidentes desse tipo, pois o processo de envelhecimento impõe algumas limitações de caráter físico.
A maior parte dos acidentes com idosos acontece em casa - dentro da casa, nas escadas, no jardim ou pátio. Esses acidentes, mesmo os menos graves, podem debilitar a saúde do idoso, pois o organismo dele já não está preparado para recuperações tão rápidas quanto de pessoas de menor idade. Uma queda pode provocar, por exemplo, uma fratura de fêmur ou quadril. Essas fraturas podem exigir até que o idoso fique imobilizado na cama por um longo período.
Para evitar os acidentes, principalmente os domésticos,  é preciso entender  as dificuldades da velhice e suas limitações. Vários acidentes acontecem pelo uso incorreto de facas de cozinha, causando ferimentos; uso incorreto de produtos inflamáveis, causando queimaduras; quedas de bancos ou cadeiras; andar sobre pavimentos molhados, úmidos ou com cera; andar sobre tapetes sem superfície antiderrapante; andar somente de meias, usar chinelos ou sapatos muito soltos; mobília instável; gavetas abertas; objetos deixados no caminho, principalmente entre o quarto e o banheiro; má iluminação; escadas com degraus de tamanhos diferentes; fios elétricos ou de telefone deixados no chão; soleiras das portas não niveladas com o chão; e banheira ou chuveiro sem barras de apoio ou tapete antiderrapante e/ou outras  causas.
Assim, é importante que todos  - crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos -  sejam esclarecidos sobre vários aspectos, a fim de prevenir  ocorrências desse tipo. 
O envelhecimento é um processo biológico natural e inevitável que reflete a história de vida de cada pessoa. A evolução natural do ser humano passa pelo nascimento, desenvolvimento seqüenciado até o envelhecimento e, por fim, a morte. A solução para uma velhice saudável está na medicina preventiva e na manutenção da máxima capacidade funcional do indivíduo.
O convívio entre os adolescentes e os idosos é necessário, para que os jovens conheçam a problemática da terceira idade e desenvolvam formas de ajuda-los e também aprender com eles.
Nos primeiros meses do bebê  mães e pais esmeram-se no preparo da  alimentação  do filho, preocupando-se se ela é adequada para o  seu desenvolvimento físico saudável. Entretanto, na maioria das vezes, quando esses pais envelhecem, não  buscam orientação alimentar, a não ser quando adoecem ou apresentam alterações nos seus exames laboratoriais. Os filhos e netos devem estar atentos,  pois muitas coisas mudam no organismo do idoso.  A mastigação se torna mais difícil, a produção de secreções digestivas diminui, a fisiologia fica mais lenta e a absorção mais comprometida. O hábito intestinal também tende a se modificar, sendo a constipação uma decorrência do sedentarismo. Não adianta apenas dar-lhes remédios e suplementos, é preciso uma alimentação orientada que lhes forneça os nutrientes necessários. 
E carinho.
Palestras sobre saúde física e mental,  como também as posturas diante das  crises para evitar tensões  tornam-se ações que devem envolver a todos .
Outros temas podem interessar apenas aos pais, como, por exemplo, o conhecimento sobre os diferentes tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos filhos,  tais como a violência e a indisciplina – que também podem  se instalar mesmo na ausência do uso de drogas.


Ação 1

Palestras com profissionais multidisciplinares *



Público alvo:  Adolescentes, adultos e idosos

  1. Saúde alimentar na família
  2. Exercício físico e suas vantagens para uma vida saudável
  3. Inter-relações familiares
  4. Acidentes domésticos
  5. Violência Doméstica
  6. outros temas, de interesse dos sócios

Objetivos

Aumentar o nível e número de  informações para  ampliar o saber

·          Especialistas convidados

Objetivos

·   Agrupar mulheres adolescentes, da terceira idade e donas de casa.

·  Intensificar a convivência das mulheres mais jovens àquelas que já entraram na terceira idade.
·  Incentivar as mulheres,  idosas ou não,   a praticarem de alguma atividade criativa, pois  se sentirão mais aptas a encarar a velhice de forma tranqüila e saudável. 
·  Desenvolver a habilidade manual, criatividade e o gosto pela autoria.
·  A realização quinzenal de uma Feira para a venda dos produtos.


Ação 3

Palestras com profissionais multidisciplinares *



Público alvo:  pais  ou futuros pais.

Objetivo principal


·         Possibilitar aos pais a discussão de valores, no sentido de formar cidadãos (seus filhos) ativos que possam ser atuantes na questão de seus direitos e deveres, utilizando novos espaços de modo a desenvolver uma cidadania crítica e consciente.

A temática visa:

1.    Informar os casais sobre os diferentes tipos de drogas - lícitas e ilícitas - e seus efeitos no comportamento dos filhos. Serão levantados problemas sobre violência e indisciplina,  gerados pelo uso e abuso de drogas - ou sem o uso de drogas.
2.    Levar os participantes a uma reflexão significativa sobre as inter-relações no ambiente familiar, procurando ressaltar a importância da tolerância, da disciplina, dos limites, do respeito ao próximo e do comprometimento com o bem-estar da família e da comunidade.
3.    Trabalhar a compreensão de determinadas posturas, enfatizando o valor do indivíduo no conjunto de ações que fazem parte do comportamento do grupo: familiar ou não.



             * Especialistas convidados

 

Ação 4

Musicoterapia

  • Esta ação é extensiva às crianças, aos adolescentes e aos adultos em geral

Objetivos
·                    Liberação de conteúdos/emoções reprimidos.
·                    Substituição de pensamentos/sentimentos angustiantes por outros mais satisfatórios.
·                    Desenvolvimento da capacidade de relacionamento e comunicação.
·                    Desenvolvimento da capacidade de lidar com seus problemas, sejam   estes provenientes da enfermidade ou não.
·                    Desenvolvimento do auto-conhecimento.




Ação 5 

“Happy Hour de Idéias”.

 

Público alvo:  sócios adultos

Objetivo principal

·                    Mudança de uma lógica de individualismo e exclusão para uma lógica de inclusão e participação.

Os encontros visam:
  1. Confraternização entre os sócios com a finalidade de estreitar laços de boa convivência e/ou amizade.

  1. Troca de informações, experiências e sugestões, visando uma gestão compartilhada, onde todos terão participação e voz ativa na tomada de decisões.
  

4 -  Operacionalidade

Algumas ações  devem ser tomadas, de imediato,  para a implantação deste projeto, tais como:

1.    Cadastrar todos os sócios
2.    Criação dos Departamentos: Social, Esportivo, Cultural e de Relações Públicas e seus regimentos internos - conforme determina o Estatuo da Sociedade.
3.    Divulgar  o trabalho a ser realizado, incentivando a participação e o comprometimento dos sócios.
4.    Promover encontros entre os associados para oportunizar sugestões.
5.    Criar, em conjunto, as agendas  das Ações propostas.
6.    Organizar a estrutura dos Grupos.
7.    Dividir as tarefas.
8.    Iniciar o trabalho.
9.    Buscar parcerias: convênios, patrocínio, etc.  

5 – Conclusão

É no espaço familiar que as crianças experimentam as primeiras identificações e se apropriam de um modelo de família. É no núcleo familiar e na  comunidade que a criança e o adolescente  têm as apreensões dos valores familiares e das normas de convivência sociais.  Família e comunidade devem estar preparadas para dar suporte ao desenvolvimento  físico, mental, social  e emocional dessas  pessoas ainda em formação.
Um aspecto frágil das relações familiares é verificado na  dificuldade de comunicação entre os adolescentes e seus pais. Uma dificuldade que se acentua nesses tempos modernos são as questões relacionadas à sexualidade, violência e drogas, já que elas mobilizam os recursos emocionais de toda a família. 
No trato de assuntos sobre a sexualidade os adolescentes quase sempre recorrem aos irmãos mais velhos e outros parentes próximos. Os amigos mais experientes também são freqüentemente procurados, mas as explicações  descambam  para vulgarizações que deixam sérias dúvidas sobre a validade do conteúdo e a seriedade do diálogo.
 Outra dificuldade de muitos pais é a de perceber o grau de desenvolvimento dos filhos e, com isso, o estabelecimento de limites fica seriamente prejudicado. Um limite extremamente rígido ou extremamente frouxo prejudica o desenvolvimento sócio-emocional das crianças e dos adolescentes.
Ao propormos Ações de  Promoção à Educação, à Saúde e à Cidadania, a iniciar pelas crianças e adolescentes,  e também contemplando os  idosos, estamos  compartilhando os desafios colocados às sociedades contemporâneas:  que cada indivíduo se torne um agente social.
Contudo, para que essa disposição gere ações verdadeiramente profícuas precisamos, desde já, deixar de olhar os adolescentes com os estereótipos desqualificadores (preguiçosos, ou   violentos, ou drogados,  etc.) e passarmos  a vê-los como parte da solução.
Cuidar de nossas crianças e adolescentes  significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo!   
Cuidar de nossos idosos  é  cuidar de uma parte de nós mesmos.


***************


NOTA: este esboço foi planejado para ser implantado em uma entidade jurídica. Lamentavelmente ação alguma foi executada na Sociedade de Moradores da Vila Olímpica, que ocupa uma área cedida pelo  Estado para esse fim, porém nada fez ou faz. A Sociedade tem um estatuto que não segue e o Ministério Público está omisso, assim como o Estado, que disponibilizou o local para a sede e não fiscaliza. 


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