Foto Wikipedia |
Assédio escolar, comumente referido pelo anglicismo bullyng, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.
Terminologia
Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual, sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem entretanto alternativas como “acossamento, ameaça, assédio, intimidação, além dos mais informais judiar e implicar", além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
Informe-se mais sobre o bullung
O bulling fora da Escola
A palavra "Bully" foi usada pela primeira vez na década de 1530 e significava "querida"; era aplicada a ambos os sexos. Para os holandeses Boel era "amante, irmão"; provavelmente diminutivo de buole. O significado se deteriorou ao longo do século 17 e de "bom sujeito", "fanfarrão", passou a significar "assediador do" fraco. Isso pode ter sido como um senso deconexão entre "amante" e "bandido" ou como "protetor de uma prostituta", com um sentimento de intimidação (embora não especificamente sancionada até 1706). O verbo "to bully" é o primeiro atestado em 1710. (Wikipedia)
· 4 Geral
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve.