O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

22/04/2011

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, que lembra a paixão e morte de Jesus Cristo, é um dos feriados mais importantes para os cristãos. No entanto, as igrejas Católica e Evangélica têm formas diferentes de celebrar a data.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Igreja Católica
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
Celebração da Paixão do Senhor
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha.
Fonte:
Sexta-feira Santa para os Evangélicos
As igrejas Católica, Pentecostais  e Evangélica têm formas diferentes de celebrar a data.
Ao contrário do que ocorre entre os católicos, a Igreja Evangélica não altera a sua programação devido ao período de Páscoa, nem estabelece um cronograma específico para a Semana Santa. Os únicos eventos que ocorrem durante a Semana Santa são retiros de jovens, assim como os que são realizados no período de carnaval.
Os evangélicos não deixam  de comer carne nas Sexta-Feira Santa, pois entendem que  o  jejum é algo muito pessoal  e não há um dia específico para abdicar de algo que se goste para relembrar o martírio de Cristo.
O Domingo de Páscoa é relembrado como o dia da Ressurreição de Cristo, em cultos comemorativos.
Os Pentecostais
As igrejas evangélicas pentecostais constituem uma tradição religiosa mais recente. Também celebram a Semana Santa dentro das tradições cristãs, mas com rituais próprios. Em alguns aspectos, são muito exigentes e mantêm o controle sobre os seguidores. Uma das diferenças em relação ao Catolicismo e ao Luteranismo é que deslocam o foco da fé de Cristo para o Espírito Santo. Mesmo assim, conferem a Jesus Cristo o mesmo sentido de divindade que os católicos e evangélicos.
Conforme César Goes, as pentecostais integram o grupo das quatro igrejas cristãs do mundo. Ele é formado ainda pelas igrejas Católica Romana do Ocidente, Católica Ortodoxa do Oriente e Luterana.
Semana Santa
A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a   Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa
Índice
·         2 Ligações externas

 

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Fonte: Wikipedia
Saiba quais são os 

Feriados no Brasil


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.