O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

04/03/2011

Arrependimento e saúde

“Uma universidade canadense desenvolveu um estudo
mostrando que os arrependimentos, se não superados,
deixam as pessoas mais propensas a ficarem doentes”
“Arrependimento não é remorso. Quem sente remorso
 não está arrependido verdadeiramente do mal
que causou a terceiros,


Arrependimento
Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.
Pessoas que não superam arrependimentos podem ter problemas físicos

Estadão.com.br
SÃO PAULO - Uma universidade canadense desenvolveu um estudo mostrando que os arrependimentos, se não superados, deixam as pessoas mais propensas a ficarem doentes. De acordo Carsten Wrosch, um dos autores do trabalho, o estresse emocional proporcionado pelo arrependimento pode desregular os hormônios e o sistema imunológico da pessoa, o que a torna mais vulnerável às doenças.
Mas como todo mundo acaba tendo algum arrependimento na vida, os pesquisadores também se preocuparam em procurar uma maneira de resolver o problema. Alguns podem achar que se espelhar em alguém que está "de bem com a vida" pode ajudar, mas o que os pesquisadores observaram é que as pessoas começaram a se sentir melhor fazendo exatamente o contrário, ou seja, observando alguém que está passando por dificuldades maiores que as delas.
Este é um mecanismo comum para lidar com os problemas. As pessoas que encontram alguém em pior situação começam a se sentir melhor consigo mesmas e por isso ficam menos propensas a problemas de saúde porque conseguem lidar mais facilmente com a situação.
Além de Carsten Wrosch, o estudo foi conduzido pela Dra. Isabelle Bauer e publicado no Boletim de Psicologia da Personalidade e Social. Cento e quatro adultos participaram da pesquisa.
Fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pessoas-que-nao-superam-arrependimentos-podem-ter-problemas-fisicos,686811,0.htm
_______________________


Nota: 


Fiquei em dúvida. Será mesmo que o arrependimento interfere em nossa saúde, já que o arrependimento gera uma "atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente"?
Ou o que nos deixa doentes é o ódio, a inveja, o remorso, e/ou outros sentimentos destrutivos?


Vamos refletir?



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.