O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

10/02/2013

Vacina contra cocaína pode ajudar pessoas a largarem o vício


Segundo uma nova pesquisa, uma vacina eficaz contra os sintomas causados pela cocaína em ratos também pode ser útil no tratamento do vício em humanos. 
Durante o estudo, após receber a vacina, os ratos dosados com a droga não responderam aos sintomas hiperativos causados pela cocaína. 
A vacina combina um segmento do vírus do resfriado comum com uma molécula semelhante à cocaína. Ela funciona ativando o sistema imunológico do organismo contra a cocaína, impedindo que a droga chegue ao cérebro.
Os pesquisadores criaram a vacina “desmontando” um adenovírus, um tipo de vírus responsável por alguns dos casos do resfriado comum. Eles descartaram os componentes que causam a doença e mantiveram aqueles que alertam o sistema imunológico da presença do vírus. 
Em seguida, eles misturaram partes do adenovírus com uma molécula semelhante à cocaína. A verdadeira molécula não foi usada porque sua “sósia” era mais estável e provocava melhor resposta imune. 
A vacina provocou uma forte reação imunológica nos ratos: anticorpos “anti-cocaína”, ou pequenas proteínas imunológicas, fizeram dos invasores seu alvo. A cocaína não costuma provocar uma resposta imune, mas quando somada às partes do vírus do resfriado, o sistema imunológico foi atrás da droga. Quando isolaram os anticorpos dos ratos no laboratório, os pesquisadores perceberam que eles neutralizaram a cocaína. 
Em seguida, os pesquisadores deram cocaína aos ratos vacinados. Apesar da exposição à droga, os animais não ficaram “doidões”, ou seja, não apresentaram nenhum dos sintomas que a droga causa, um efeito que durou pelo menos 13 semanas. 
Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que foi desenvolvida uma “solução” anti-drogas que não exige várias infusões caras, e que pode passar rapidamente para testes em humanos. 
A abordagem poderia ser muito promissora na luta contra o vício em humanos. Atualmente, não existe nenhuma vacina aprovada para qualquer dependência de drogas. Porém, a nova vacina ainda terá que passar por extensos testes para se certificar de que é segura e eficaz antes de receber aprovação para ser comercializada. 
Os pesquisadores acreditam que ela funcionará melhor em dependentes que estão tentando parar de usar cocaína. A vacina pode ajudá-los a largar o vício, porque mesmo se eles usarem cocaína, uma resposta imune irá destruir a droga antes que ela atinja o centro de prazer do cérebro. [LiveScien
Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.