Postado em Educação em 16/01/2011 às 11h00
por Clara Corrêa, da Redação EcoD
Sem criatividade e inovação, a sala fica vazia. |
Nascida em uma fazenda no interior de Wisconsin, nos Estados Unidos, a professora Diana Laufenberg decidiu enfrentar a cidade grande há 11 anos. Desde então, já passou pelas salas de aula de todos os níveis escolares, em diversos Estados. A experiência a tornou uma mestra com ideias inovadoras sobre métodos de ensino, criatividade, reflexão, erros, acertos e formas de impulsionar toda a capacidade dos jovens do século 21.
EcoD: Quais são os pontos mais importantes sobre o potencial das crianças que os adultos ainda precisam aprender?
Diana Laufenberg: Todos os alunos são curiosos sobre algo. O potencial de perder-se na aprendizagem é inerente a todas as crianças. Como adultos, nós valorizamos mais algumas formas de aprendizagem do que outras. Quando uma criança escolhe não aprender da nossa maneira prescrita e roteirizada, que é frequentemente utilizada em ambientes escolares tradicionais, nós rotulamos aquela criança de deficiente, em falta, desmotivada, etc. Olhar para os interesses dos alunos como um meio de conectá-los é fundamental. Ir ao encontro deles, em vez de forçar que eles venham até os adultos, pode ser uma maneira de fazer com que eles invistam no aprendizado. Insistir que aquilo que eles valorizam é inútil e um atraso.
Hoje em dia, especialmente com a difusão da internet, a informação é instantânea, ela está disponível em qualquer lugar. Como isso muda o processo de aprendizagem das crianças?
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