O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

23/01/2012

Casamento Contemporâneo: a escolha de casais em não ter filhos

Escrito por Janaina Fatima Rowe
Publicado em 22 de Janeiro 2012
O casamento contemporâneo não tem a finalidade exclusiva de procriação. Tal fato foi possível em decorrência das transformações ocorridas na sociedade. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas com seis casais sem filhos por opção, a fim de investigar quais são as motivações de casais heterossexuais pela escolha em não ter filhos. Para a análise dos dados e a divisão das categorias foi utilizada à técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a principal motivação dos casais permanecerem sem filhos foi pela difícil tarefa de educar as crianças na atualidade. Quanto à carreira profissional da mulher, ficou evidente que elas estão se dedicando a profissão, podendo atualmente ser produtora ao invés de reprodutora com as outras possibilidades que lhes são oferecidas além da maternidade.
Palavras-chave: Casamento contemporâneo; Casal Sem filhos; Opção.

1. Introdução

Este estudo teve por objetivo investigar os motivos de casais heterossexuais pela escolha em não ter filhos, como também caracterizar o casamento contemporâneo, além disso, constatar se a carreira profissional da mulher está envolvida com a escolha em não ter filhos e verificar se o casal sofre críticas pela sua opção.

Devido aos movimentos feministas, a mulher alcançou igualdade política e social em relação aos homens, e a criação da pílula anticoncepcional proporcionou à mulher a possibilidade de escolha de ter ou não ter filhos. Porém a mulher contemporânea acaba exercendo múltiplas tarefas, a de profissional, a de dona-de-casa dentre outros. Estas conquistas por um lado lhe trouxeram opções de escolhas, mas trouxeram uma exigência em obter perfeição em todos os seus papéis, havendo cobrança de alto desempenho, onde não é possível ser somente mulher, mas é preciso ser uma super mulher. Portanto, a mulher contemporânea, em suas conquistas sócio-políticas, acabou adquirindo uma nova maneira de pensar e agir (BARBIERI, 2008).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.