O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

30/04/2011

Dia Nacional da Mulher

Minha homenagem a todas as mulheres e à primeira mulher presidente do Brasil
   *********** 
Dilma se emociona
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, pela Lei 6.791, sancionada pelo presidente João Figueiredo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da mineira Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880. Na década de 20, Jerônima, que voltava ao Brasil depois de ter vivido alguns anos na Europa, criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, conhecida como marco do feminismo brasileiro e frente da luta sufragista pelos direitos da mulher.
A celebração do Dia Nacional da Mulher marca a história da luta das mulheres para sensibilizar a sociedade por igualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil e no exterior.
O Rio Grande do Norte antecipou-se à União, tornando-se, em 1927, o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei garantindo o direito ao voto às mulheres. Foi também o primeiro estado Brasileiro a eleger uma mulher para prefeita, em 1929. Alzira Soriano derrotou o adversário, um conhecido coronel da região, com 60% dos votos, tornando-se também a primeira mulher prefeita da América do Sul.
O direito de voto às mulheres em nível nacional só foi reconhecido em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Mas com a suspensão das eleições, as mulheres só puderam exercer o direito conquistado na disputa eleitoral de 1945.
Em 1985, Fortaleza (CE) e São Luís (MA) elegeram as primeiras prefeitas mulheres de capitais, com Maria Luiza Fontenelle e Conceição Andrade, respectivamente. Em 1994, Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de estado no Brasil, no Maranhão.
Mesmo com os avanços, o número de mulheres na política brasileira ainda é considerado pequeno. Elas representam apenas 11,6% do total de vereadores, 10,5% do total de deputados estaduais e apenas 6,7% dos parlamentares federais (com nove senadoras e 35 deputadas).
Fonte:
************
Em 2010 foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil: Dilma Vana Rousseff

Leia mais:
Feminismo no Brasil

As origens do feminismo no Brasil se encontram no século XIX
.
Índice
·         1 Século XX
·         2 Dias atuais
·         3 História
·         4 O ano de 1922
·         5 Constituição de 1891
·         6 Ver também
·         7 Ligações externas


Veja também:
Casamento Real: Kate não prometeu ‘obediência’ ao marido


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.