Minha homenagem a todas as mulheres e à primeira mulher presidente do Brasil
***********
Dilma se emociona |
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, pela Lei 6.791, sancionada pelo presidente João Figueiredo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da mineira Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880. Na década de 20, Jerônima, que voltava ao Brasil depois de ter vivido alguns anos na Europa, criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, conhecida como marco do feminismo brasileiro e frente da luta sufragista pelos direitos da mulher.
A celebração do Dia Nacional da Mulher marca a história da luta das mulheres para sensibilizar a sociedade por igualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil e no exterior.
O Rio Grande do Norte antecipou-se à União, tornando-se, em 1927, o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei garantindo o direito ao voto às mulheres. Foi também o primeiro estado Brasileiro a eleger uma mulher para prefeita, em 1929. Alzira Soriano derrotou o adversário, um conhecido coronel da região, com 60% dos votos, tornando-se também a primeira mulher prefeita da América do Sul.
O direito de voto às mulheres em nível nacional só foi reconhecido em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Mas com a suspensão das eleições, as mulheres só puderam exercer o direito conquistado na disputa eleitoral de 1945.
Em 1985, Fortaleza (CE) e São Luís (MA) elegeram as primeiras prefeitas mulheres de capitais, com Maria Luiza Fontenelle e Conceição Andrade, respectivamente. Em 1994, Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de estado no Brasil, no Maranhão.
Mesmo com os avanços, o número de mulheres na política brasileira ainda é considerado pequeno. Elas representam apenas 11,6% do total de vereadores, 10,5% do total de deputados estaduais e apenas 6,7% dos parlamentares federais (com nove senadoras e 35 deputadas).
Fonte:
************
Em 2010 foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil: Dilma Vana Rousseff
Leia mais:
Índice
Veja também:
Casamento Real: Kate não prometeu ‘obediência’ ao marido
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve.