O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

12/02/2011

Crianças aprendem e desenvolvem habilidades por comportamentos positivos na televisão?

A televisão regularmente apresenta
programas de natureza educacional

Crianças com menos de 4 anos
não devem assistir televisão
“A importância do conteúdo da televisão que a criança assiste criou uma comissão para cada canal de televisão para garantir que as emissoras de tv estejam satisfazendo sua responsabilidade publica. A pesquisa é avaliada contra a demanda do produto, assuntos atuais e educação, e voltados para terem a certeza de que todo material apresentado é de boa qualidade.
Como resultado, a televisão regularmente apresenta programas de natureza educacional. 
(...)
Mostrou que as crianças aprendem não somente por documentários informativos mas que eles também aprendem e desenvolvem habilidades por comportamentos positivos na televisão.
As pesquisas descobriram que a repetição é essencial para a educação de uma criança, e isto se aplica também para a televisão educativa. Afirma-se que o ato ver de novo é útil porque cria personagens reconhecidos e situações que ajudam as crianças a aprenderem sobre as causas e efeitos, na seqüência também melhorando o seu entendimento sobre as pessoas e o mundo ao seu redor. Os programas direcionados para crianças são repetidos até quatro vezes por ano para maximizar o potencial. Embora naturalmente, isto tem um custo envolvido.
Outra característica útil da televisão é que ela aborda assuntos questionáveis nas áreas de moralidade e ética. Por intermédio da televisão, as crianças ficam expostas a idéias e culturas diferentes, sem a necessidade de vivenciar estas situações. A televisão também ajuda com assuntos que são de difícil abordagem como perdas e ameaças. Quando o assunto é discutido fora do ambiente da criança, então se torna mais fácil para eles discutir e deliberar sobre estes assuntos, particularmente se eles forem relevantes para suas próprias experiências. A televisão é um meio popular de escolha para abordar idéias desta natureza em salas de aula ao redor do mundo.
Um aspecto final a considerar é que a televisão estimula visualmente e é do interesse da criança. De modo que, ela pode ser usada para ajudar aprendizes relutantes por desenvolver interesse e livrar-se da pressão que acompanha as técnicas de aprendizado tradicionais.
A televisão é uma ferramenta educacional útil se usada corretamente e com moderação. A televisão pode ajudar com a aprendizagem acadêmica e também com o desenvolvimento social e emocional. Ainda que mais pesquisas sejam necessárias, é a atitude voltada para a televisão e o seu uso que cria um ambiente saudável no qual a criança pode aprender.”
____________________ 
Lamento informar, mas não é da programação da Televisão brasileira que fala o artigo.

Confiram em:
publicado 7/12/2007 por Roberto Sedycias em http://www.webartigos.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/2998/1/A-Televisao-E-Educacao/pagina1.html#ixzz1Diflu9Q1


______________________________   


Nós, brasileiros, queremos um Brasil rico e seu povo
com Saúde e Educação!

















Leiam sobre o desserviço da nossa TV em relação às crianças






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.