O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

16/12/2010

A Arte transforma o Lixo

imagens da web
 formatação: lenibeatriz
A  ânsia de consumismo desenfreado das festas Natalinas, com pessoas se atropelando dentro de lojas, pode ser direcionada para a reciclagem. Além de reduzir o custo dos presentes, é uma forma de terapia que alivia a ansiedade que normalmente nos “pega” nas festas de final de ano. Nós mesmas/os podemos fazer as  lembrancinhas e enfeites, simplesmente  transformando o Lixo em Arte!  
Substituir o papel de embrulho por caixinhas  ou sacolas reaproveitáveis, é uma forma de transformar a embalagem também em um presente.
Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental para tentar reparar os danos causados ao meio ambiente não conseguiremos evitar  novos desastres ecológicos.  A continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.
A palavra reciclagem teve sua introdução no  vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando. Mesmo assim, o assunto ainda desperta o sentimento de “sujo”; de “pobreza”.
Precisamos "reciclar" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. A maior parte  dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.
Lembrando o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio ( de 200 a 500 anos),  faz-se necessário a tomada de uma consciência ambientalista, e que ela seja repassada às nossas crianças e adolescentes.
Somente assim poderemos pensar em uma melhoria (em longo prazo) da qualidade de vida atual  e  em condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.
Na abertura da novela Passione, podemos ver o quanto o Lixo pode transformar-se em algo bonito, agradável de ver e  de admirar.
Reciclar é economizar energia,  poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora.
Existem  coisas rápidas e simples que podemos fazer para nosso uso pessoal  e para lembrancinhas.
Hoje vou colocar duas idéias para a reciclagem , usando a garrafa Pet.


Fecha saco



















Flor  usando a pet
Vendo estas duas explicações, penso que poderemos usar a segunda tecnica, a da flor, para aprimoramos nosso fecha saco, e deixá-lo mais bonito. É só usar a criatividade.
Boas Pets  e Feliz Natal!
__________________________________  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.