O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

10/10/2013

Gametas congelados e a fertilidade após quimioterapia


imagem da web

“Antes do tratamento, o paciente pode congelar seus gametas para que sejam utilizados no futuro e, dessa forma, preservar sua fertilidade. Contudo, muitos médicos não informam corretamente sobre os efeitos da quimioterapia na fertilidade e não apresentam essa possibilidade.”

Gravidez após o câncer: doação de gametas é alternativa

Um dos efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia, é a infertilidade. Homens e mulheres que foram acometidos pela doença e não puderam preservar suas funções reprodutivas têm na doação de gametas uma alternativa para a realização do sonho de ter um filho.
O nascimento de filhos biológicos após o tratamento oncológico é difícil, mas não é impossível. “Procedimentos como a quimioterapia e a radioterapia são gonadotóxicos e, a depender da intensidade e frequência com que são administrados, debilitam totalmente as funções das glândulas reprodutivas tanto em homens como mulheres”, afirma o médico especialista em preservação da fertilidade em pacientes oncológicos do Grupo Huntington, Mauricio Chehin.

Banco de gametas

Antes do tratamento, o paciente pode congelar seus gametas para que sejam utilizados no futuro e, dessa forma, preservar sua fertilidade. Contudo, muitos médicos não informam corretamente sobre os efeitos da quimioterapia na fertilidade e não apresentam essa possibilidade.

Para avaliar as condições reprodutivas após o tratamento, os homens devem passar pelo espermograma e as mulheres pelo teste de hormônio anti-muleriano. Se for comprovada a ausência ou má qualidade dos gametas, o casal pode recorrer à doação de gametas.

Doação de gametas

Para a doação de espermatozoides, existe um banco de sêmen cujos doadores anônimos forneceram seu material genético voluntariamente. O casal escolhe baseando-se nas características do doador, como a tipagem sanguínea, cor da pele, dos olhos e cabelos. O procedimento é legal e 100% seguro, com um rígido controle de doenças.

A doação de óvulos funciona de forma semelhante: uma doadora anônima cede os óvulos que serão fecundados com os espermatozoides do marido da receptora. A fertilização acontece em laboratório e, se for bem sucedida, o zigoto formato é transferido para o útero da recepto, que recebe hormônios simples para preparar o endométrio para a gestação.


Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.