O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

19/03/2011

Quando guardar objetos vira doença

O hábito de acumular coisas, para alguns indivíduos, está longe de ser saudável, ganhando contornos de compulsão. Nesses casos, a pessoa não tem um foco definido, ou seja, guarda qualquer tipo de item (revistas, jornais, aparelhos quebrados, roupas velhas, etc), geralmente pensando em sua futura utilidade. Além disso, dá uma importância exagerada ao conjunto de objetos, o que traz conseqüências negativas ao dia a dia.
Nem sempre a mania está ligada ao TOC. Mas quando as tentativas de se livrar do hábito não dão certo e a situação provoca angústia e sofrimento, há grandes chances de que o quadro faça parte dos sintomas que caracterizam o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o famoso TOC.
No caso do transtorno, são várias as causas que podem levar ao hábito de acumular objetos compulsivamente. De alguma forma o objeto simboliza alguma experiência emocional e, por isso, se livrar dele causará sofrimento. É importante que os familiares entendam que se trata de uma doença e que o portador, embora querendo desfazer-se  de tantos objetos inúteis, não consegue sozinho.
Síndrome de Diógenes
A síndrome de Diógenes, ou Sindrome do Furão, descrita pela primeira vez em 1975, caracteriza-se pelo hábito do armazenamento de muitos objetos inúteis.
Mulher acumulava toneladas de lixo
Há anos, uma senhora acumulava lixo de todo o tipo no quintal e no interior de sua residência. Segundo os vizinhos, o problema existe há 10 anos, a prefeitura retira parte do material que fica no quintal da casa mas ele volta a acumular. Agora eles pedem uma atitude efetiva já que no local estão animais, insetos e possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Fonte:
*************  




Acumulação compulsiva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acumulação compulsiva (ou acumulação patológica ou disposofobia) (na literatura em inglês compulsive hoarding), é a aquisição ou coleta (geralmente na rua, muitas vezes à noite) de bens ou objetos descartados como lixo, e a incapacidade de usá-los ou descartá-los, mesmo quando os itens são inúteis, perigosos ou insalubres. A acumulação compulsiva, caracterizada pelo isolamento social, diminui a mobilidade e interfere com atividades básicas, como cozinhar, limpar, tomar banho e dormir.
O acumulador compulsivo é popularmente chamado de "colecionador de lixo",  já que na maioria das vezes junta itens insalubres que produzem mau-cheiro e atraem insetos e roedores. Por tal motivo a doença também é conhecida como Síndrome de Diógenes, ou ainda síndrome de miséria senil (embora também acometa pessoas mais jovens, ou de bom nível econômico e intelectual). Em alguns casos não existe exatamente sujeira, mas o acúmulo exagerado e empoeirado de itens como livros, revistas, ferramentas, recipientes diversos, produtos químicos, metais, madeira, móveis, materiais de construção, material elétrico e aparelhos eletroeletrônicos, obsoletos ou com defeito — daí o termo "juntador de velharias". Neste caso pode haver risco de cupins-de-madeira-seca e brocas-de-madeira.
Outro aspecto da compulsão é a acumulação de animais (animal hoarding, na literatura em inglês). Nesse caso, o acumulador vai reunindo um número exagerado de animais de estimação, sem ter como abrigá-los e alimentá-los de forma adequada, ao mesmo tempo em que nega essa incapacidade (algumas vezes passando por protetor dos animais). Embora a maioria desses animais fique em condições as piores possíveis, trata-se de um transtorno mental, e não de crueldade deliberada para com eles. A doença também é conhecida como Síndrome de Noé.
Ainda não está claro, em termos médicos, se a acumulação compulsiva é um transtorno isolado ou o sintoma de outro problema, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Fonte
***************  
Transtorno obsessivo-compulsivo
O chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo ("TOC") (na literatura em inglês Obsessive-Compulsive Disorder – "OCD") é uma doença em que o indivíduo apresenta obsessões ecompulsões, ou seja, sofre de idéias e/ou comportamentos que podem parecer absurdas ou ridículas para a própria pessoa e para os outros e mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes. A pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis que podem possuir conteúdo sexual, trágico, entre outros que são difíceis de afastar de sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doença. Além da interferência nas atividades, os Sintomas Obsessivo- Compulsivos (SOC) causam incómodo e angústia aos pacientes e seus familiares.
Apesar de ter sido descrito há mais de um século  e dos vários estudos publicados até o momento, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo ainda é considerado um "enigma". Questões como a descoberta de possíveis fatores etiológicos, diversidade de sintomas e como respondem aos tratamentos continuam sendo um desafio para os pesquisadores.
Continue lendo em:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_obsessivo-compulsivo

----------------------------
                              Faça o download e assista a este PPS:    OPrincipioDoVazio.pps

-----------------------------
Colecionador e colecionismo

--------------------------------
Entre AQUI e brinque com o Furãozinho


---------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.