O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

27/11/2010

Mitos e verdades sobre o sonho e o sono


Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,  podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo, explica a Dra. Regeane Trabulsi Cronfli. “Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes”. A médica enfatiza que a “longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.”
Além de ser indispensável para o equilíbrio orgânico, o sono propicia o sonho. E o  sonho é um fenômeno psíquico bastante revelador do que somos.  “Sonhamos com aquilo que desejamos enquanto estamos acordados", garantem os especialistas.

Mas também temos pesadelos.
Para Sigmund Freud os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com nossos desejos proibidos latentes que surgem como algo ameaçador, aumentando a tensão psíquica e nos fazendo acordar.

Você sabe?

Por que sonhamos e temos pesadelos?
Os animais podem sonhar?
Como os cegos de nascença sonham?
Quanto tempo aguentamos acordados?
Por que acordamos com a voz rouca?
Por que acordamos inchados?
Quanto tempo dura um sonho?
Como a galinha não cai do poleiro?
Por que o cavalo dorme em pé?
Os peixes são capazes de dormir?

 Para ler clique AQUI

Sonhos e pesadelos
Nos sonhos e pesadelos, os desejos reprimidos...

A ciência prefere ver os sonhos como uma fase do sono na qual as informações da memória captadas durante o dia são fixadas na memória cerebral permanente.
Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida. No caso dos adultos, desejos reprimidos também aparecem. Para Sigmund Freud, os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com nossos desejos proibidos latentes, que surgem como algo ameaçador, aumentando a tensão psíquica e nos fazendo acordar.




Leia mais sobre:
Crianças pequenas que dormem pouco têm mais problemas quando entram para a escola

Criança que dorme pouco tem mais chance de engordar
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/10/673469-crianca+que+dorme+pouco+tem+mais+chance+de+engordar.html


Como cuidar de um recém-nascido e ajudando seu bebê a dormir
http://saude.hsw.uol.com.br/como-cuidar-de-um-recem-nascido3.htm


Os pais desejam que seus bebês durmam a noite toda, mas ele provavelmente não conseguirá ter um período de sono de oito horas até estar com alguns meses.

Em alguns países é costume os pais dormirem na mesma cama de seus bebês. Eles acham incompreensível que alguém espere que uma criança durma sozinha em uma cama, quanto mais sozinha em um quarto. Esta prática foi reprovada nos Estados Unidos, por assim dizer, lá pelo início do século XX, mas parece que se tornou mais comum nos últimos anos. Uma razão pode ser o interesse cada vez maior no aleitamento materno.

Jovens que dormem pouco são mais susceptíveis a depressões
A Importância do Sono
http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html


Conheça os dez mais assustadores distúrbios do sono, em matéria de Fábio Santos
___________________________________ 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.