O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

07/09/2014

Adubos químicos, pesticidas e conservantes você ingere com os alimentos.


ALIMENTOS CONVENCIONAIS e os hidropônicos POSSUEM AGROTÓXICOS

“Segundo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), desde 2008 o Brasil tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Essa cifra continua subindo e inclui extensivamente a utilização de produtos proibidos em outros países.” 

“Entre as culturas com a maior concentração de agrotóxicos estão a soja, o milho, a cana, o algodão e as frutas cítricas, que juntos usam 87% do total desse produto nocivo. Para as hortaliças, há utilização concentrada de ingredientes ativos por área plantada, que varia de 4 a 8 litros por hectare. Outros alimentos que também estão na lista dos mais contaminados por agrotóxicos, segundo a Anvisa, são: pimentão, uva, pepino, morango, couve, abacaxi, mamão, alface, tomate e beterraba.”

ALIMENTOS CONVENCIONAIS POSSUEM AGROTÓXICOS

Esses são os mais disponíveis no mercado atualmente, tanto os alimentos in natura, como as frutas e verduras frescas, até os processados e industrializados. Na agricultura convencional são usados adubos químicos, pesticidas e conservantes (inclusive nos alimentos in natura vendidos em feiras e supermercados). Nos alimentos convencionais utiliza-se amplamente a técnica de monocultura e de modificação genética das plantas.

Ler mais:


ALIMENTOS ORGÂNICOS POSSUEM MAIS NUTRIENTES

Para um alimento ser considerado orgânico ele deve ser produzido seguindo as normas específicas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Algumas das regras incluem: não utilizar adubos químicos, agrotóxicos, sementes transgênicas ou radiação ionizante. Além disso, seus processos de produção, processamento e elaboração devem ter como premissa básica a preservação e a revitalização do meio ambiente, como também o respeito às questões sociais. Os orgânicos também podem ser chamados de agricultura natural, biodinâmica ou agroecologia. No caso da produção animal, não pode usar medicamentos alopáticos e os animais são criados livremente, sem confinamento. Cumpridas todas as exigências, o produto pode receber o selo do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica).

Ler mais:


ALIMENTOS HIDROPÔNICOS SÃO CULTIVADOS COM ADUBOS QUÍMICOS POLUENTES

Essas plantas são cultivadas em água e alimentadas por adubos químicos solúveis em água, que contêm no máximo 10 nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio. A jornalista especializada em agricultura e entusiasta da produção orgânica sustentável, Tânia Rabello, chama atenção para um erro comum quando se trata de hidropônicos: "É importante frisar que produtos hidropônicos não têm absolutamente nada a ver com orgânicos. São, aliás, diametralmente opostos, embora confundam muitas pessoas. Produtos hidropônicos não são cultivados no solo e usam adubos químicos altamente poluentes", esclarece Rabello.

Ler mais:

ALIMENTOS NATURAIS NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM ORGÂNICOS

A definição de alimento natural é ampla, e existem muitas discussões sobre o uso desse termo pela indústria alimentícia, uma vez que não há nenhuma definição legal ou legislação a respeito. Na opinião do produtor e fornecedor de alimentos orgânicos, Luciano Gambarini, o termo ficou banalizado e leva a uma má interpretação ou induz ao consumo deste tipo de alimento. E é importante frisar que, inclusive, natural não significa orgânico.

Ler mais



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.