O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
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09/05/2012

A presença dos pais ou responsáveis na escola como fator importante no aprendizado do aluno

Escrito por Jéssika Rayanne Cunha da Silva e Sayonara Ziliane da Silva Nascimento           |

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1. Introdução
A família é de grande importância na vida do aluno, pelo fato que é desejado e acolhido desde pequeno. Esta tem um modelo de organização que molda a visão do que a criança tem nesse mundo exterior. A sociedade está se desenvolvendo cada dia mais e trás consigo uma busca de alunos que estejam mais preparados. Essa complexidade requer uma educação mais técnica e especializada, e a família não quer arcar com essa responsabilidade e transfere para a escola esta função.

Entende-se que os pais, conforme a sociedade avança, não conseguem avançar junto, e se no caso o filho precisar de sua ajuda, consequentemente não conseguem acompanhar por estarem presos às modelos anteriores. Muitos trabalharam ainda quando criança e não tiveram oportunidade de estudar, quando se tornam pais não conseguem auxiliar os filhos no desenvolvimento de suas tarefas na escola. Mas não é por isso que o pai vai deixar de estar presente na vida do seu filho, pois o mesmo pode elogiar e estar presente nos momentos bons dele.

Ao perceber que está sendo observada, a criança depara-se com uma maior responsabilidade no que se refere ao aprendizado, bem como sente-se motivada a aprender novos conceitos, já que é tida como alguém que trás benefícios e conhecimentos construtíveis para a família. É assim que brotam os objetivos a serem alcançados pela criança e a expectativa de metas cumpridas dos pais e ou responsáveis. É também através do reconhecimento dos pais que o filho/aluno, trás um melhor desenvolvimento na escola. Existem casos em que o pai está presente, no entanto o filho não demonstra um bom rendimento e desempenho na escola, isso se dá porque, segundo uma reportagem exibida em um telejornal de uma emissora brasileira, 70% do desempenho do aluno na escola é resultado de como é a relação desse aluno no ambiente familiar. Ou seja, não basta só a participação efetiva desses pais, também se faz necessário o apoio da família e as condições que esta família apresentam para que o aluno venha a pôr em prática tudo o que sabe e disseminar a motivação para melhor desenvolver o seu papel, de estudante.

E é exatamente por entender a importância da presença dos pais na escola como bom desempenho cognitivo e psicológico dos filhos, que resolvemos pesquisar este contexto na Escola Professora Tereza Neuma Pereira Pedrosa. De início queríamos descobrir o motivo pelo qual, segundo informações adquiridas pela direção da escola, muitos pais não se fazem presentes, o que dificulta muito o processo de ensino naquele local. Por isso, com o objetivo de ouvir esses pais e saber o que estes tinham a dizer, se era de seu conhecimento que a participação deles tem extrema importância para o aprendizado e o desenvolvimento psicológico de seus filhos, iniciamos a pesquisa e marcamos a data do encontro. Nos surpreendemos ao perceber que os pais que se fizeram presentes eram justamente os pais dos alunos com melhor desempenho, e que estes pai estão bastante satisfeitos com a escola e com o crescimento educativo dos filhos. A partir daí canalizamos nossa pesquisa, que já existia resultados: O fato de os pais estarem presentes demonstra que tem preocupação e acompanham bem de perto o rendimento dos filhos e é justamente isso que os tornam alunos bem sucedidos, é justamente por isso que estes pais nada tem a reclamar do ensino da escola. É uma parceria que deu certo, os pais executaram bem sua função, de não só dar abrigo e alimentação mas educar os filhos; e a escola dessa forma também consegue cumprir a sua, passar muito além do que o conteúdo programático, mas desenvolver atividades que propiciem uma forma diferente de aprendizado, atividades culturais, digo, em todo o ambiente escolar, mas com resultados satisfatórios com estes alunos, que são bem assistidos pelos pais.

2. Fundamentação Teórica

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