por Rick Nauert tradução e adaptação: Kleyson Matos
Os Blogs ('diários virtuais') podem ser uma boa maneira de ajudar adolescentes a melhorar sua auto-estima e fazer novas amizades, é o que indica um novo estudo. Além disso, a atividade on-line é especialmente útil para os adolescentes com ansiedade social. O estudo foi publicado on-line na revista da American Psychological Association.
De acordo com a equipe de pesquisadores israelenses que coordenaram o estudo, o uso do blog permite que os adolescentes se expressem livremente, podendo ser um método fácil para melhorar a comunicação entre os pares sociais. "A pesquisa mostrou que escrever um diário pessoal e outras formas de escrita expressiva são uma ótima maneira de liberar o sofrimento emocional e um passo para buscar sentir-se melhor", disse o principal autor do estudo, Meyran Boniel-Nissim,da Universidade de Haifa (Israel).
Os pesquisadores pesquisaram aleatoriamente estudantes do ensino médio em Israel, que tinha concordado em preencher um questionário sobre seus sentimentos e sobre a qualidade de suas relações sociais.
Um total de 161 alunos - 124 meninas e 37 meninos, com idade média de 15 anos, foram escolhidos devido a sua pontuação no levantamento do questionário mostrar que todos eles tinham algum nível de ansiedade social ou sofrimento. Todos estes adolescentes relataram dificuldade em fazer amigos ou manter a amizade dos amigos que tinham.
Os pesquisadores avaliaram todos os dias a auto-estima dos adolescentes durante 10 semanas do experimento, posteriormente os adolescentes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo foi orientado a escrever suas angústias e acontecimentos em um diário privado, e o segundo grupo deveria escrever em um blog aberto a comentários e novas postagens.
Pesquisadores descobriram após semanas, mais comportamentos sociais positivos expressos por blogueiros, quando comparados aos adolescentes que somente escreveram em diários privados. Foi possível notar nas avaliações uma melhoria na auto-estima, na ansiedade social e no estresse emocional do grupo dos blogueiros.
Os investigadores descobriram que para adolescentes com problemas emocionais e de relacionamentos, a documentação on-line e manutenção de um blog foram mais eficazes na melhoria da auto-estima e no desenvolvimento do que um diário privado. Os investigadores acreditam que a interatividade de um blog aberto é o fator-chave para ajudar os adolescentes a reduzir suas ansiedades sociais.
"Apesar do cyber-bullying que sempre aparece na internet, observamos que quase todas as respostas as mensagens de nossos participantes blogueiros foram na maioria positivas e de apoio", disse co-autor do estudo, Azy Barak."Não ficamos surpresos, como freqüentemente vemos positivamente as expressões sociais on-line em termos de apoio, generosidade e aconselhamento."
Fonte: Psych Central
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em breve.