O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

06/06/2011

Dia dos Namorados


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual é celebrada a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes, como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até a poucos anos, mas atualmente é celebrada em 14 de Fevereiro.

História
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, quando o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era, até há algumas décadas, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países
No Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
Fonte:
12 de Junho
12 de Junho é o 163º dia do ano no calendário gregoriano (164º em anos bissextos). Faltam 202 para acabar o ano.

Namoro
O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social.
Com a evolução da tecnologia, já é comum encontrar casos de pessoas cujo namoro se dá através das modernas formas de telecomunicação, como o telefone ou a internet. Assim, sendo, casais podem namorar apesar de estarem em estados, países ou continentes distintos.
Entre a maioria dos grupos protestantes o namoro descompromissado e liberal, ou seja, sem ter como objetivo o casamento e onde há relações sexuais, não é bem visto e até proibido, por atentar contra suas doutrinas originais, que solicitam pureza moral e abstinência sexual antes do casamento.
Amor
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.
Indice
·         1 Características do amor
·         2 Amor platônico
·         3 Perspectiva filosófica
·         4 O amor original
·         5 Eros
·         6 Pragma
·         7 Philia
·         8 Storge
·         9 Sexo
·         10 Estilos de Amor
·         12 Modelos científicos
·         14 Vistas Religiosas
o    14.3 Hindu
·         15 Bibliografia
·         16 Referências
·         17 Ver também
·         18 Ligações externas
Paixão
Paixão pode referir-se a:
§  Paixão (cristianismo) — termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os 
  • sofrimentos físicos, espirituais e mentais de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução através da crucifixão
  • Paixão (sentimento) — também pode ser definida como o amor que oscila entre o real e o ilusório
  • Paixão (gênero musical) — gênero musical, cuja temática reflete o sofrimento de Jesus Cristo que antecedeu a crucifixão
Ficar
Ficar ou curtir, nas culturas luso-brasileira, designam uma relação afetiva sem compromisso que, normalmente, não tem associada o componente de fidelidade, uma vez que a sua natureza é, normalmente, efêmera. O ficar (ou uma curte, como é designado em Portugal) pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite. Este pode implicar somente uma troca de beijos e carícias ou resultar também num envolvimento mais íntimo, de carácter sexual, mas que não se prolongará por muito no tempo. No entanto, segundo algumas fontes, esta relação passageira não ultrapassará a troca de beijos e carícias porque, de um modo geral, os envolvidos não se encontram ainda maduros para a vida sexual. Porém, convém realçar que este tipo de ligação não se aplica apenas aos jovens, mas é também praticada por adultos solteiros e divorciados.
Diferencia-se de namorar pelo fato deste envolver um compromisso afetivo e maior tendência à durabilidade. Também se diferencia do relacionamento aberto   pois nesse outro há uma certa relação de compromisso, como no namoro, enquanto a “ficada”,  a princípio, não é continuativa. Também diferencia-se da amizade colorida pelo fato de os ficantes não serem necessariamente amigos.
Flerte ou paquera
Flerte, curte ou paquera é um comportamento parecido, comum entre seres humanos com intenções sexuais numa ligeira e discreta insinuação de interesse entre pessoas heterossexuais ou homossexuais.
Do flerte se origina um relacionamento mais próximo e posteriormente mais íntimo, desde que ambos os interessados tenham uma correspondência de afinidades.
Pode implicar uma troca de ideias, ou meias palavras (algo com segundas intenções) ou até uma relação sexual entre as partes.
Obedece a certas normas sociais e comportamentais, aceitas conforme a sociedade em que se encontra – ou não. Como regra geral, existe a necessidade de uma prévia empatia entre ambas as partes, dentro de uma conversa amigável e prazerosa, onde ambos sentem-se atraídos, em princípio fisicamente, podendo evoluir para até para a atração sentimental e emocional.
O flerte é reconhecido pelas suas peculiaridades, onde podem existir técnicas de persuasão e encantamento que podem facilitar o trabalho da pessoa interessada para conquistar outrem. Tais técnicas podem ir desde um olhar de consentimento até sinais corporais (não-verbais) que significam diversos estados emocionais. Há obras no mercado que auxiliam principalmente pessoas tímidas a sentirem-se bem em flertar e desinibirem-se com mais facilidade.
Fonte:Wikipedia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.