O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

18/04/2011

Um país se faz com homens e livros

Hoje é dia de incentivar um dos hábitos mais saudáveis às crianças, o da leitura

Leidiane Montfort - da Redação
"Acho a criatura humana muito mais interessante no período infantil do que depois de idiotamente tornar-se adulta". Talvez esse argumento de Monteiro Lobato consiga explicar a verdadeira devoção que ele possuía pelo universo infantil e que reproduziu em dezenas de livros e histórias. Desde 2002, hoje (18 de abril) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a esse escritor que sempre ressaltava que "um país se faz com homens e livros".
A data foi escolhida por ser o aniversário de José Bento Monteiro Lobato, o primeiro autor infantil brasileiro. Antes dele, as histórias para as crianças eram traduzidas do alemão e inglês. De sua inventiva mente saíram personagens e estórias e, dentre elas, a mais famosa é, certamente, Sítio do Pica-Pau Amarelo. Um dia ele escreveu: "ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar".
Mas não apenas de ricas fantasias e ludicidade vive esse universo. Há muito a avançar. Para a PhD em Literatura e Educação e professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Renata Junqueira de Souza, falta investimento no hábito da leitura no âmbito familiar. "A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre os 8 e 13 anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura".
Além disso, "às crianças brasileiras, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de fatores sociais, econômicos e políticos. São raras as bibliotecas escolares. As existentes não dispõem de um acervo adequado, e/ou de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de um contato agradável e propício com os livros. Mais raras ainda são as bibliotecas domésticas", reflete a também autora do artigo A importância da leitura e literatura infantil, da revista Comunicação e Cultura, editada pela Editora Paulus.
A pesquisadora cita o estudioso Richard Bamberger que afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. "Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à sua disposição por cortesia do patrocinador comercial, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-Ia, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender".
Leitura obrigatória - Além de Monteiro Lobato há outros escritores brasileiros importantes como Maria Clara Machado, destaque para Pluft, o fantasminha -, Maria José Dupré, Francisco Marins, os poetas Manuel Bandeira, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, Orígenes Lessa, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A bolsa amarela, O sofá estampado, para ficar apenas em alguns bons exemplos), Ziraldo (O menino maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo, Faca sem ponta, galinha sem pé), Ana Maria Machado (O tesouro da raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba) e Pedro Bandeira (A droga da obediência, o fantástico mundo de Feiurinha), entre outros.
Os gringos - No âmbito internacional, o destaque fica para Charles Perrault (O gato de botas, a Bela Adormecida, O Pequeno Polegar). Há ainda os contos dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm: Branca de Neve e os sete anões, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel.
Aliás, em mais de 60 países, o Dia do Livro Infantil é 2 de abril. O motivo é o nascimento, em 1805, do poeta e novelista Hans Christian Andersen, na Dinamarca, apontado como o "criador da literatura infantil internacional". Andersen trouxe o elemento lúdico como bichos e objetos falantes. É dele, por exemplo, o clássico A Pequena Sereia.
Promoções - Esse mês é o melhor período para comprar livros infantis. Isso porque algumas editoras propuseram descontos especiais. É o caso da Editora Vida & Consciência que oferece, até o dia 22 de abril, todo o seu catálogo de literatura infantil com 50% de desconto. Dentre as obras está O caminho para uma vida feliz, assinado pelo escritor best-seller Deepak Chopra e Kristina Tracy; O fantástico cachecol do Vovô Urso, de Gillian Heal, que traz uma metáfora sobre a construção da vida no dia-a-dia e a coleção Contando e cantando -cantigas de roda, entre outros.
(...)
Fonte:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.